Devido aos inúmeros casos de corrupção que são atribuídos aos nossos governantes, a população brasileira ficou totalmente desesperançada com a política. No entanto, a nossa omissão não resolve o problema e sim faz com que o mesmo se agrave.
Uma grande parcela da culpa de termos maus políticos é nossa, pois somos nós que votamos neles, somos nós que damos a oportunidade para os políticos administrarem nossa cidade, estado e país.
Em 1984 milhões de brasileiros pediam eleição direta para presidente, esses milhões de brasileiros estavam lutando para poderem escolher quem seria o nosso governante maior em nossa nação, quem seria o nosso Presidente da República. Esse direito de votar para presidente da República foi reconhecido em 1988 com a nova Constituição da República. Esses milhões de brasileiros estavam lutando para que o país fosse uma Democracia.
Vinte e quatro anos depois, muitos brasileiros não sabem o que fazer com a Democracia, muitos ignoram totalmente a necessidade de se refletir sobre política. Cada vez mais temos em nossa sociedade o pior de todos os analfabetos, o analfabeto político. Isso porque o analfabeto político não sabe que o preço do pão, do feijão, da gasolina, o valor do salário que vamos receber no final do mês e muitas outras coisas dependem da política.
Vivemos em uma democracia indireta, pois nomeamos as pessoas que irão nos representar nas diversas esferas de governo. O voto na sua essência é o momento no qual transferimos o nosso poder (garantido na democracia – poder do povo) para outras pessoas decidir o rumo de nossa cidade, estado e país.
Esse ano tem eleições para prefeito e vereadores, esse é o momento para refletir que cidade vamos querer para os próximos quatro anos, quem vai governá-la. Não podemos ignorar esse momento, não podemos votar sem conhecer a pessoa que estamos votando. A nossa indiferença ameaça a Democracia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.