“Nada está no intelecto
que não tenha antes passado pelos sentidos”
Sua história
Ø
384 - 322 a. C. –
Estagira (pequena cidade da Macedônia)
Ø
Sua família
frequentava a corte real da Macedônia.
Ø
Aos 18 anos foi
para Atenas para aperfeiçoar a sua formação intelectual, ingressando na
“Academia” de Platão (ficou lá por 20 anos).
Ø
Com a morte de
Platão foi morar na Ásia Menor, onde realizou pesquisas zoológicas.
Ø
Em 343 a.C., foi
convidado pelo rei da Macedônia Felipe II para ser o mestre de seu filho Alexandre
(na época com 14 anos).
Ø
Pelos serviços
prestado, Alexandre doa a Aristóteles um terreno no Nordeste de Atenas, onde
ele construiu a escola aristotélica.
Ø
Aristóteles
permanece por 13 anos como diretor dessa escola.
Ø
Após a morte de
Alexandre e o sentimento antimacênicos, Aristóteles se exila em Calcídia e
morre poucos messes depois.
Escola de Aristóteles
Ø
Em 335
Aristóteles funda sua instituição de ensino denominada “Liceu” (Liceio –
local próximo onde era cultuado o Deus Apolo).
Ø
Os frequentadores
do Liceu ficou conhecido como preripatéticos (Peripatos – pátio cercado
de colunas).
Ø
O Liceu tinha
características diferentes da Academia, como:
•
Centro de
pesquisa.
•
Organização dos
conhecimentos, para o estudo sistemático de qualquer espécie.
Ø
O Liceu teria
existido do século IV ao II a.C.
Obras
Ø
Foi o primeiro
filósofo Ocidental a sistematizar o conhecimento.
Ø
Em linhas gerais,
seus escritos podem ser divididos em 2 fase:
•
Platônica – escreveu diversos diálogos, principalmente ligados
a ética.
•
Tratados
filosóficos – publicados após sua
morte (lógica, ciências naturais, psicologia, biologia, metafísica, ética,
política e crítica literária).
Diferenças entre a
Filosofia de Platão e Aristóteles
Platão
Afastar-se das experiências sensíveis e utilizar a razão para relembrar o que já foi contemplado pela Alma.
Matemática é a inspiração maior para a filosofia.
Dualismo Platônico – Mundo das Ideias e Mundo sensível.
Aristóteles
As experiências sensíveis são a fonte de todo o conhecimento.
Biologia é a inspiração maior para a filosofia.
Monismo – Uma só realidade (um só mundo)
Matéria e forma
Ø
De certa forma
Aristóteles vai trazer o dualismo platônico para dentro do ser.
Ø
Matéria e forma
são indivisíveis (divisão existe apenas para facilitar o entendimento humano).
Ø
Matéria – substância de massa distinta diferenciando à sua
localização no espaço e no tempo.
Ø
Forma – essência o que faz determinado substância ser o que
é (ser de uma determinada espécie).
Metafísica – Ser e
Substância
Três distinções cruciais
das quais resulta o ser
Ø
Essência e
acidente
•
Essência – o que faz determinada coisa ser o que é. Sem essa
coisa ela deixa de ser o que é.
•
Acidente – não está diretamente ligado com aquilo que é.
OBS: A qualidade acidental está ligado a matéria, ao
passo que a essencial a forma.
Ø
Necessidade e
contingência
Necessário – O que é invariável.
Contingencia – O que variado no ser, isto é, quando o oposto de
determinada coisas é possível.
OBS: O que é essencial é necessário e o que é acidente é
contingente.
Ø
Ato e potência
Ato – O que o Ser é no momento presente, isto é, o que
ele é aqui e agora.
Potência – O que determinado ser pode ser no futuro.
OBS: Para explicar melhor ato e potência, utilizaremos a
“Teoria das Quatro Causas” de Aristóteles.
Teoria das Quatro
Causas
No pensamento filosófico-científico, para se entender
qualquer fenômeno natural, devemos concebê-lo como efeito de uma causa natural
(Pensamento presente nos Pré-Socráticos).
Ø
Causa material – Referente do que é feita matéria do ser. (de que é
feito X?).
Ø
Causa formal – Referente o que o ser é em Ato. (o que é X?).
Ø
Causa
eficiente – O que fez com que
determinada substancia tornou-se o que é hoje - Potência que se tornou Ato.
(por que X é X?)
Ø
Causa final – Referente à finalidade do Ser (para que serve X?)
Importância da
filosofia de Aristóteles
Ø
Juntamente com
Platão, uma das figuras de maior expressão da Filosofia Antiga.
Ø
Seu modelo de
ciência foi uma referência durante séculos, atravessando a Antiguidade e a Era
Medieval, seu modelo só começaria ser contestado na Era Moderna, mais
precisamente no século XVII, com o surgimento da Revolução Científica.
Ø
São Tomas de
Aquino vai utilizar Aristóteles como base para à filosofia medieval, na
Escolástica.
Ø
Percebemos a
influência de Aristóteles (referente a lógica) na filosofia de Kant, no século
XVIII d. C.
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